Pages

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mapa de Riscos

   

    Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.).

                                      Para que serve o Mapa de Risco? 

      Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
         Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na empresa.
            Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

              Como é elaborado o Mapa de Risco?

      Na elaboração do Mapa de Riscos é necessária a participação do servidor em cada local de trabalho, onde terá a oportunidade de registrar os riscos existentes e a percepção de cada um relacionada às condições de trabalho. As etapas do Mapa de riscos compreende conhecer o processo de trabalho no local analisado, identificar os riscos existentes no local analisado, identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia, identificar os indicadores de saúde e conhecer os levantamentos ambientais já realizados no setor.


Riscos Químicos
                                                                     Cor Vermelha

       Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral. 
Observação: penetração dos agentes químicos no organismo depende de sua forma de utilização.  
  • Medidas de controle: as medidas sugeridas abaixo pretendem dar apenas idéias do que pode ser adotado, pois existe uma grande quantidade de produtos químicos em uso e as medidas de proteção devem ser adaptadas a cada tipo.
  • Medidas de proteção coletiva:Ventilação e exaustão do ponto de operação, substituição do produto químico utilizado por outro menos tóxico, redução do tempo de exposição, estudo de alteração de processo de trabalho, conscientização dos riscos no ambiente.
  • Medidas de proteção individual:Fornecimento do EPI como medida complementar (ex: máscara de proteção respiratória para poeira, para gases e fumos; luvas de borracha, neoprene para trabalhos com produtos químicos, afastamento do local de trabalho.

Riscos Físicos
  • Cor Verde

  São considerados riscos físicos: ruídos, calor, vibrações, pressões anormais, radiações, umidade. 
  
Consequências:
                   O ruído age diretamente sobre o sistema nervoso, ocasionando:
· fadiga nervosa;
· alterações mentais: perda de memória, irritabilidade, dificuldade em coordenar idéias;
· hipertensão;
· modificação do ritmo cardíaco;
· modificação do calibre dos vasos sanguíneos;
· modificação do ritmo respiratório;
· perturbações gastrointestinais;
· diminuição da visão noturna;
· dificuldade na percepção de cores.
          Além destas conseqüências, o ruído atinge também o aparelho auditivo causando a perda temporária ou definitiva da audição.
          Para evitar ou diminuir os danos provocados pelo ruído no local de trabalho, podem ser adotadas as seguintes medidas:
 ·
Medidas de proteção coletiva: enclausuramento da máquina produtora de ruído, isolamento de ruído;
  ·
Medida de proteção individual: fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) (no caso, protetor auricular). O EPI deve ser fornecido na impossibilidade de eliminar o ruído ou como medida complementar;
   ·
Medidas médicas: exames audiométricos periódicos, afastamento do local de trabalho, revezamento;
 ·
Medidas educacionais: orientação para o uso correto do EPI, campanha de conscientização;
   ·
Medidas administrativas: tornar obrigatório o uso do EPI: controlar seu uso.


Riscos Biológicos

                                                   Cor Marrom
  São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microrganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc.
   São necessárias medidas preventivas para que as condições de higiene e segurança nos diversos setores de trabalho sejam adequadas.
  • Medidas de controle:As mais comuns são: saneamento básico (água e esgoto), controle médico permanente, uso de EPI, higiene rigorosa nos locais de trabalho, hábitos de higiene pessoal, uso de roupas adequadas, vacinação, treinamento, sistema de ventilação/exaustão.Para que uma substância seja nociva ao homem, é necessário que ela entre em contato com seu corpo. Existem diferentes vias de penetração no organismo humano, com relação à ação dos riscos biológicos:
  •  Cutânea: ex: a leptospirose é adquirida pelo contato com águas contaminadas pela urina do rato;
  •  Digestiva: ex: ingestão de alimentos deteriorados;  
  • Respiratória: ex: a pneumonia é transmitida pela aspiração de ar contaminado.
 Riscos Ergonômicos

                                          Cor Amarela
    São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
  • Medidas de controle: Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequada, etc

              
               Riscos de Acidentes 

 Cor Azul 

   São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente; máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas; ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão;animais peçonhentos; armazenamento inadequado.


Então:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About


♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com